Banner
Nosso Carnaval é o maior espetáculo da Terra E-mail
Escrito por redação   

Até o Maradona sabe que a folia carioca chama a atenção do mundo todo. Quer saber mais sobre essa data divertida?


Quem foi que inventou o Brasil? / Foi seu Cabral, foi seu Cabral / No dia 22 de abril / Dois meses depois do Carnaval.
Essa é a letra de uma marchinha escrita em 1934 por Lamartine Babo. Será que significa que quando Pedro Álvares Cabral chegou por aqui a folia já agitava os índios? Nada disso. O compositor queria mostrar a importância do Carnaval para o povo brasileiro, como se sempre tivesse existido.

Mas nem sempre foi assim. Só no século 19 a festa começou a tomar a forma de hoje, com a introdução de confetes, serpentinas e pequenos desfiles de carro. Além, claro, de música. Mas ainda não se tocava samba,  que nem existia. A folia era embalada com marchas-rancho e modinhas.

O samba surgiu apenas no início do século passado, e logo tornou-se a “música oficial” dos dias de folia. Daí a conquistar a importância atual foi um pulinho (ou seriam vários?). Nosso Carnaval é tão respeitado que até Maradona declarou, antes de um jogo final do seu time de coração: “Se o Boca ganhar este campeonato, ocorrerá em Buenos Aires o maior espetáculo da Terra. Depois do Carnaval carioca, claro”.


Vamos festejar o carro naval?
O Carnaval surgiu há muitos séculos. Na Roma Antiga havia uma festa chamada saturnais, em homenagem ao deus Saturno. O destaque era um tipo de carro alegórico chamado de carrum navalis (carro naval). Há quem defenda que a palavra “carnaval” venha daí. A maioria, no entanto, acredita que o termo surgiu de uma determinação católica de não consumir carne durante a Quaresma (os 40 dias antes da Páscoa). Os últimos dias de liberdade eram chamados de carnem levare, ou, em bom português, “ficar livre de carne”.


Já pensou nisso?
O maior bloco carnavalesco do mundo é o Galo da Madrugada, que desde 1977 anima os foliões de Recife. Seu maior símbolo – literalmente – é a escultura de um galo com 35 metros de altura. Ou seja, aproximadamente 117 vezes maior do que um galo convencional. Imagine se esse galão estivesse prestes a botar um ovo (tá, sabemos que galo não põe ovo, mas vamos deixar a imaginação correr). Pois bem, o tal ovo teria 6 metros, o equivalente a um prédio de três andares! Ao menos o omelete estaria garantido até o próximo Carnaval...


Trava-língua
Os seis sábios sabem se sabes de samba.

O que é o que é?
Qual é o instrumento mais louco do carnaval?

Resposta

 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.