Banner
Lendas fazem de Anastácia guerreira, princesa e santa E-mail
Escrito por Juliana Winkel   

12 de maio - dia da escrava Anastácia

Há quem diga que ela foi uma princesa do povo banto, trazida ao Brasil para trabalhos forçados. Outros, que era filha de uma bela escrava com seu senhor, de quem herdara os olhos azuis. A mãe a teria dado à luz no dia 12 de maio de 1741, origem da data comemorativa. O fato é que não há informações precisas sobre a vida da escrava Anastácia. Sua existência, porém, é real e certa para milhões de pessoas que a cultuam como santa e heroína da história negra brasileira.

A figura de Anastácia ganhou maior peso a partir da década de 1970, quando o Museu do Negro do Rio de Janeiro recebeu em seu acervo o desenho acima, de Etienne Victor Arago, feito no início do século 19. Embora não se saiba a identidade do escravo retratado, a imagem impressionou os fiéis da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, templo ligado ao museu, onde se acredita que Anastácia tenha sido enterrada. As versões se multiplicaram. A mais popular dá conta de que Anastácia teria sido uma escrava de linhagem nobre africana. Bela e carismática, foi cobiçada pelo dono da fazenda, mas negou-se a servir-lhe de amante. Foi então violentada e forçada a usar a máscara, que não a impediu de incentivar os negros a lutar contra a escravidão. Teria morrido debilitada, em decorrência dos maus-tratos.

Ainda hoje a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito centraliza um dos cultos negros mais fortes do Brasil. A escrava Anastácia é considerada milagreira por cerca de 28 milhões de fiéis.


SAIBA MAIS
Santo de Casa Também Faz Milagres: A construção simbólica da escrava Anastácia
, de Mônica Dias de Souza (Pallas, 2005).
anastacia
 

Comentários 

 
#5 Alessandra da Silva 26-10-2011 21:09
minha mãe havia feito um pedido a Santa Anastácia, pediu pelo meu irmão que na época estava dando muito trabalho, fez uma promessa e fomos para o Rio de Janeiro para cumprir.Por esse motivo gostaria de saber em que ano a igreja pegou fogo, e se tem outra, qual o endereço.
Citar
 
 
#4 Alessandra da Silva 26-10-2011 21:03
eu quero saber se existe a igreja da Santa Anastácia, qual o endereço, e quando a igreja que ela estava enterrada pegou fogo.
Citar
 
 
#3 marcio 16-03-2011 08:40
Viva todo o Povo Santo de Deus, ao qual só ELE conhece a santidade de cada filho. Protestantes se convertam!
Citar
 
 
#2 marcio 16-03-2011 08:38
Para os protestantes, não existem santos, coisas que martinho lutero não ensino, quando criou essas seitas, que disnorteiam a santidade dos Santos de Deus! Jesus Cristo é o nosso Maior Santos, os outros são para seguirmos os seus exemplos.
Citar
 
 
#1 JAMILE 02-02-2011 13:21
Ao ver o quanto essa pobre negra,mulher sofreu há séculos atrás paro, reflito e chego a uma conclusão:ainda existem "Anastácias" mesmo hoje em pleno século XXI.
Quantas e quantas sofrem do mesmo mau..e nem por isso devem nem merecem ser tidas como "santas" .SANTO só existe um:JESUS CRISTO.
Ela pode sim receber um bom lugar no céu...mas santa...
Citar
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.