Banner
Bálsamo da vida trata de raladuras a problemas intestinais E-mail
Escrito por Mariana Albanese   

23 de fevereiro - dia do boticário

Em uma das ruas que circundam a praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, um estabelecimento chama a atenção por suas estantes antigas e apenas um produto à venda. Não adianta insistir, na Farmácia dos Pobres só há o Bálsamo da Vida. Como se fosse pouco... De acordo com as prescrições, ele serve para curar de raladuras e queimaduras a problemas de intestino. Basta embeber um pouco em algodão e passar sobre o ferimento. Ou ingerir uma colher e meia, dissolvida em dois dedinhos de água.

Sem relação com a rede pernambucana de farmácias, a Farmácia dos Pobres do Ceará comercializa o famoso elixir há 79 anos, desde que, conta Galego, atendente do lugar, “o próprio Padre Cícero ensinou a fórmula ao doutor José Geraldo da Cruz”. Cruz era o boticário de confiança do religioso-político. Acabou colhendo frutos da proximidade e se elegeu prefeito da cidade durante cinco mandatos. Hoje, sob coordenação de sua neta, o produto é fabricado pelo laboratório Balmedi.

Em época de romaria, a procura por medicamentos populares é grande, mas nem sempre os romeiros podem comprar o elixir da Farmácia dos Pobres, ao custo de sete reais o vidro de 100 ml. Mais barato, o Bálsamo Maravilhoso Padre Cícero é vendido sob o sol nas barraquinhas de camelô. Geralmente acompanhado da pomada Padre Cícero, o vidro de 200 ml não passa de cinco reais. Entre os que preferem o Bálsamo de José Geraldo da Cruz, Galego destaca “aquele ator, o José Wilker, que é filho da terra. Manda buscar mês sim, mês não duas garrafinhas pelo tio dele, que mora aqui”.


SAIBA MAIS
Artes da Tradição: Mestres do povo, de Gilmar de Carvalho
(Expressão Gráfica / Laboratório de Estudos da Oralidade - UFC, 2005).

 

balsamo
 

Comentários 

 
#1 lucia 12-02-2011 06:52
ouvi falar que esse balsamo e muito bom pra muitas coisas.gostaria de comprar um vidro. podem mandar pra fortaleza? quanto custa? e qual e o ingrediente ativo.
obrigado
lucia
Citar
 

Adicionar comentário

Seus comentários serão moderados e assim que aprovados serão publicados no site.